Quanto custa um plano odontológico?
Com tantos valores no mercado odontológico, você pode ficar confuso e se questionar: “quanto custa um plano odontológico?” e em como encontrar o valor que caiba no seu bolso com a qualidade que merece. Saber sobre quanto custa um plano odontológico é, sem dúvidas, muito mais econômico do que realizar tratamentos particulares. Basta você verificar todos os procedimentos que gostaria de fazer e comparar com uma mensalidade do convênio.
Além de ser econômico, ele faz com que você não se preocupe com o valor individual de cada tratamento, já que o valor dele é pago de forma mensal. Provavelmente apenas uma consulta com um dentista a parte já deve superar todo esse valor.
Quanto custa um plano odontológico e quais são seus benefícios
Saber sobre quanto custa um plano odontológico é ter a certeza que está mantendo a saúde bucal sempre em dia, afinal, aquela dor de dente pode aparecer de forma inesperada e se manifestar como um problema grave. Além saber quanto custa um plano odontológico, você precisa conhecer a cobertura mínima que todos os convênios são obrigados em ter no seu pacote. De praxe, todos oferecem:
- Avaliação e diagnósticos;
- Urgência e emergência 24 horas;
- Raio-x;
- Tratamento de cáries e canal;
- Tratamento de gengiva;
- Limpeza profunda e restaurações;
- Cirurgias e extrações.
Todos esses tratamentos estão no rol mínimo fiscalizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O convênio pode variar de acordo com as suas necessidades. De repente, o básico não supre tudo o que você queira ou precise fazer em sua boca. Ou então você pode estar buscando outros tratamentos que não estão inclusos na maioria dos planos como implantes e próteses. De repente, seu objetivo é alinhar os dentes com aparelhos ortodônticos ou fazer um clareamento.
Ao analisar quanto custa um plano odontológico, é muito importante que ele esteja de acordo com o valor que você consegue arcar no fim do mês e com os serviços que precisa. Geralmente, um convênio mais básico é bem mais em conta do que aqueles com uma cobertura mais completa. No entanto, tudo pode ser negociado com a operadora, por isso é tão importante sempre tirar todas as dúvidas antes da contratação.
Variações do convênio
Você também pode considerar o tipo de convênio para saber quanto custa um plano odontológico, se ele é coparticipativo ou não. Nesse caso, o cliente paga uma taxa sempre que realiza um serviço, além da mensalidade, que costuma ser mais baixa. Esse fator é mais comum em planos empresariais. Ao verificar quanto custa um plano odontológico, você verá que ele pode ser mais barato ainda em planos familiares. Você pode adicionar seus dependentes diretos com um valor ainda menor por pessoa. Esse fator pode fazer a diferença se você tiver uma família numerosa, por exemplo.
Por fim, assim como nos planos de saúde, você também deve analisar quanto custa um plano odontológico e se ele também exige um período para a utilização dos serviços, desde os mais simples até os complexos. Com todas essas informações, da próxima vez que você se questionar sobre quanto custa um plano odontológico, lembre-se que é um ótimo custo-benefício para você e sua família.