Plano odontológico que cobre prótese dentária: a solução ideal para você
O plano odontológico que cobre prótese é um dos planos mais procurados na atualidade e é indicado para pessoas que necessitam de próteses. Geralmente, a maioria dos convênios estabelecem alguns tipos de próteses como as coroas dentárias e dentaduras que fazem parte do rol mínimo estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Já outros tipos com técnicas mais sofisticadas como as facetas de porcelana, por exemplo, já podem ser consideradas como tratamento estético e as operadoras acabam não sendo obrigadas a cobrir.
Plano odontológico que cobre prótese dentária: conheça os modelos e benefícios
A perda de um ou mais dentes, além de desagradável, pode prejudicar a mastigação, a fala e a estética do paciente. A ausência dos dentes também pode acarretar na movimentação dos dentes e na estrutura óssea da arcada dentária. Para esses casos, é necessária a adoção de próteses dentárias e uma solução bastante econômica é a contratação de um plano odontológico que cobre prótese. Contudo, as pessoas ainda têm muitas dúvidas, principalmente na hora de escolher sobre os tipos de próteses. Se este é o seu caso, confira os tipos, benefícios que cada uma oferece.
- Prótese total: popularmente conhecida como dentadura ou chapa, o plano odontológico que cobre prótese dentária indica quando a pessoa perdeu vários dentes, sendo feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais;
- Prótese parcial removível: também chamada de “roach”, esse é um modelo bastante usado. Ela é indicada para os pacientes que ainda possuem alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes;
- Implantes: são indicados quando há necessidade de substituição da do dente e de sua raiz, podendo servir como suporte para a colocação de prótese sob implante. É necessário verificar, nesse caso, se o plano odontológico que cobre prótese dentária também inclui o implante;
- Coroa: também chamadas de próteses fixas, elas podem ser colocadas sobre dentes ou implantes, dependendo da condição da pessoa. A coroa pode ser produzida tanto em porcelana como em resina, sendo as de porcelana mais resistentes e estéticas.
Utilização do plano odontológico que cobre prótese dentária?
Assim como os planos tradicionais, o usuário deve pesquisar entre as prestadoras aquela que oferece o melhor custo-benefício com atendimento de qualidade e todo o suporte necessário. O plano odontológico que cobre prótese dentária sempre será uma alternativa econômica em relação aos tratamentos particulares. Mas é necessário estar atento ao prazo de carência. Devido à maior complexidade e alto custo de alguns materiais, algumas próteses variam de 24 horas até 180 dias, dependendo do procedimento.
Também é válido pesquisar toda a rede credenciada do plano odontológico que cobre prótese dentária e conferir se existem dentistas e consultórios próximos a você. É possível encontrar muitas opções no mercado e ter o resultado que sempre sonhou, com muita naturalidade e resistência. Portanto, não pense duas vezes para contratar um plano odontológico que cobre prótese dentária e resgatar uma parte tão importante do corpo que é o sorriso!